Quem somos

110 anos

vídeo

O 1.º Jardim-Escola João de Deus - Instituição Particular de Solidariedade Social ao serviço de educação e do ensino mantém em funcionamento as valências de Pré-Escolar e 1.º Ciclo.

É João de Deus Ramos, contemporâneo de Decroly e Maria Montessori, que representa em Portugal o movimento da Escola Nova de que era defensor entusiástico, que cria em Coimbra o 1.º Jardim-Escola.

Concretiza assim o “projeto-sonho” de João de Deus. “Se a escola é uma preparação para a vida todas as crianças têm direito a ela.”

É inaugurado a 2 de abril de 1911 e tem como principal objetivo promover um modelo português de escolas de educação infantil, onde os educadores de infância e professores são detentores de uma metodologia própria.

As atividades desenvolvem-se de acordo com o reconhecimento e fomento do direito à educação como garantia de igualdade de oportunidades de sucesso; respeito ativo e vivido pelas diferenças individuais de ritmo e de maturação, de créditos e culturas, a garantia de educação para a paz e para a cidadania com base em valores intemporais de tolerância, respeito e igualdade na diversidade.

Esta é uma escola que educa os adultos do futuro, estimulando-os a querer viver num mundo melhor.

Um convite às crianças a olhar o mundo à sua volta e a tentar melhorá-lo, encontrando caminhos novos.

Porque a escola é o lugar ideal para promover e começar a criar para o mundo que queremos!