Jantar Solidário 2013

“No Natal, o espírito de solidariedade e generosidade move o nosso coração…”

Ao cair da tarde, a escola registava uma invulgar agitação! Preparavam-se os presentes, faziam-se os cabazes de Natal, afinavam-se os últimos acordes musicais, preparava-se o Salão Centenário para receber os convidados.

Era chegada a hora! Pais, professores,  alunos  e funcionários aguardavam, expectantes, pelas famílias que estavam para chegar no autocarro da Moisés.

Iluminado de luzes  e sorrisos,  o salão era então o palco dos que chegavam para receber um pouco de tudo…

Os cânticos entoados pelos nossos alunos do 4º ano, tão bem dirigidos pelo professor Luís Pedro Madeira, encantavam crianças e crescidos.

Era a vez da Estudantina se juntar aos nossos alunos e dar ainda mais cor ao salão que acolhia, agora, 201 pessoas.

Seguiram-se as iguarias, que, na generalidade, a todos agradavam! Elas traziam já o verdadeiro cheirinho a Natal! O bacalhau, o bolo rei… e os momentos de serenidade, alegria e saudável convívio, próprios da reunião em família.

Apesar da hora adiantada, a alegria e felicidade evidenciadas no rosto dos presentes  deixava adivinhar que faltava algo mais… Eis, senão quando, capas negras voltam ao salão e a animação é geral!

Distribuídos os chocolates pelas crianças e os cabazes pelas famílias, era hora de partir.

Entre agradecimentos e sorrisos, alguém, à despedida, dizia: “Para mim e para a minha filha foi esta a ceia de Natal porque não tenho mais família…!”

Imediatamente, o Centenário Salão, já vazio, contava com mais uma linda história, daquelas que não saem nos livros, mas ficam nos corações de todos nós…

Amélia S. Concolino